quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Marcha da Maconha 2009





No primeiro final de semana de maio acontece no mundo, e no Brasil, uma das mais fortes experiências da liberdade de expressão e manifestação ideológica contemporânea: a Marcha da Maconha.




No site, a organização do evento diz que "A Marcha da Maconha visa construir espaços onde indivíduos e instituições interessadas em debater a questão possam se articular e dialogar, estimulando reformas nas Leis e Políticas Públicas sobre a maconha e seus diversos usos. Nossa intenção é ajudar a criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas do país, e exigir formas de elaboração e aplicação dessas políticas e leis que sejam mais transparente, justas, eficazes e pragmáticas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos".





E completa: "Acreditamos que já é hora de discutir reformas mais concretas nas políticas e leis sobre a planta e seu uso, de forma a incluir os dados científicos mais atuais e contando com uma maior participação da sociedade civil".




O jornal "O Dia Online" publicou no dia 15/04/2009 que "O juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, concedeu liminar autorizando a Marcha da Maconha, a ser realizada no dia 9 de maio, no Posto 9, em Ipanema, na Zona Sul. Em sua decisão, o juiz alega que o pedido para a realização da manifestação - feito pelo advogado Nilo Batista - foi aceito por ser um exercício da liberdade de expressão e de pensamento, além ainda de obedecer ao direito de reunião". (notícia aqui!)





Segundo o juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, "O Judiciário, nem qualquer outro Poder da República, pode se arrogar a função de censor do que pode ou do que não pode ser discutido numa manifestação social. Quem for contra o que será dito, que faça outra manifestação para dizer que é contra e por que. No caso dos autos, que digam por que a maconha e outras drogas legais, como o álcool, fazem mal a saúde; exibam depoimentos de ex-viciados; transmitam o que dizem os especialistas da saúde etc. O que não podem fazer é tentar impedi-la".


Este ano, a organização da Marcha da Maconha 2009 providenciou várias mascáras para download em seu site, basta imprimir: Gilberto Gil, Luana Piovani, Bezerra da Silva, Marcelo D2 e Fernando Gabeira são algumas destas caras. Assim, aqueles que temem pela revelação de suas identidades também podem participar sem a menor preocupação (faça download das máscaras aqui!)



O evento Marcha da Maconha acontece...


» 2 DE MAIO de 2009 em GOIANIA, na Pça. Universitária, 14hs

» 3 DE MAIO de 2009 em:
FLORIANÓPOLIS - Trapiche - Beira-mar Norte, 15hs
FORTALEZA - Aterro da Praia de Iracema, 15hs
JOÃO PESSOA - Pça. Antenor Navarro, 14hs
RECIFE - Rua do Apolo - Bar do Fogão, 14hs
SALVADOR - Farol da Barra, 14hs
SÃO PAULO - Parque Ibirapuera - Marquise, 14hs

» 9 DE MAIO de 2009 em:
AMERICANA - Parque Ecológico Municipal, 10hs
BELO HORIZONTE - Praça da Estação, 15hs
BRASÍLIA - Catedral, 15hs
CURITIBA - Largo da Ordem, 14hs
JUÍZ DE FORA - Parque Halfeld, 11hs
PORTO ALEGRE - Av. José Bonifácio, 15hs
RIO DE JANEIRO - Ipanema - Posto 9, 15hs


Consulte AQUI os mapas com todo trajeto que a marcha irá percorrer em cada cidade que irá acontecer!


Para maiores informações, acesse o site da Marcha da Maconha aqui!

OBS I: O EVENTO É PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS

OBS II: NÃO USE NADA NO EVENTO - A CANNABIS AINDA É PROIBIDA, MAS O DIREITO DE DISCORDÂNCIA QUANTO A SUA POLITICA DE TRATAMENTO NÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário